Livro: Atenção Integral na Estratégia Saúde da Família: práticas e pesquisas na formação e no cuidado na Atenção Primária à Saúde
Autor: (Fabiane do Amaral Gubert; Paula Sacha Frota Nogueira; Andrea Gomes Linard; Ângela; Maria Alves e Souza; Michell Ângelo Marques Araújo)
O convite para prefaciar esta obra pode ser traduzido em dois sentimentos: uma honra e um desafio. Desafio que pode ser associado ao contexto que envolve esta publicação. Neste momento em que o mundo enfrenta dificuldades diante de um cenário de pandemia por Covid-19, as estratégias e ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) requeremcada vez mais a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre os quais situa-se a integralidade, incitando (auto)reflexões quanto ao efetivo papel de cada um de nós, quer seja como profissionais de saúde, professores, pesquisadores ou cidadãos, na incansável busca de um futuro diferente, mais justo e bom. No contexto da Atenção Primária à Saúde, a produção do conhecimento tem ao longo dos tempos contribuído com reflexões que se traduzem em ações impactantes, conferindo melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade. Exemplo dessas ações, este livro, que recebe o título de Atenção Integral na Estratégia Saúde da Família: práticas e pesquisas na formação e no cuidado na Atenção Primária à Saúde, é concebido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), elaborado pela nucleadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), que é integrante das instituições colegiadas de formação situadas na região Nordeste, especificamente nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. Esta iniciativa é uma estratégia importante de qualificação dos processos de trabalho, gestão e atenção vinculados à APS, em consonância com o fortalecimento do SUS. Nesta perspectiva, o conhecimento produzido é resultado das reflexões dos profissionais a partir de suas produções com a realização do mestrado, que intencionam a qualificação do trabalho no SUS.